Notícias

Vale a pena investir em imóveis para locação?


Com reajustes abaixo da inflação, os investimentos no mercado imobiliário perdem atratividade

 

Os preços de locações de imóveis foram reajustados 1,95% abaixo da inflação em fevereiro, de acordo com o índice FipeZap que acompanha o valor dos alugueis em nove cidades brasileiras. Na prática, o preço médio da locação segue em queda real desde setembro do ano passado.

“Houve um fomento muito grande para a aquisição e a construção de moradias, mas a demanda, principalmente pelo aluguel residencial, não acompanhou a oferta do mercado. E foi isso o que acarretou a diminuição dos preços”, explica o advogado especialista em Direito Imobiliário Pedro Davidoff, da Toro Investimentos.

Nesse cenário, investir no mercado imobiliário já não é mais uma opção tão atraente. “Nos próximos meses, a tendência é que os preços baixem ainda mais, para se ajustarem à demanda e à realidade do mercado e do crédito para o segmento”, alerta o especialista. 

Os custos com a manutenção também devem pesar na decisão de comprar um imóvel para utilizá-lo como fonte de renda. Afinal, quando a casa ou o apartamento está vazio, ficam sob a responsabilidade dos proprietários os custos com impostos e as taxas de condomínio, entre outras despesas.

Por isso, em algumas ocasiões, o imóvel pode até gerar um fluxo negativo de caixa para o investidor. “Trabalhar com imóvel é complicado, principalmente quando há grande troca de inquilinos. É preciso fazer reajustes no contrato, estipular regras para o uso, supervisionar, negociar com a imobiliária, entre outras tantas tarefas”, afirma Mark Turnbull, diretor de Gestão Patrimonial e Locação do SECOVI-SP.

O especialista também reforça que os aluguéis residenciais geralmente custam 0,5% do valor do imóvel. “Qualquer aplicação financeira simples pode garantir um retorno maior”, afirma.

Fonte: Bem pro Bolso 



(+) Mais Notícias

CHAT

São Paulo
Rua Lemos Monteiro, 120 - 17° andar
Ed. Odebrecht Butantã CEP: 05501 050
São Paulo/SP (11) 3096 8857
CNPJ 00.571.135/0001-07


©Odebrecht Previdência 2013